sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aprendendo a Viver


      “Passou o inverno, primavera e outono, enfim chegou o verão. Plantas que passarão por verdadeiras turbulências, chuvas intensas e vendavais agora, já firmes, semeiam sua continuidade no solo. Porém nem todas sementes cairão em terras férteis e algumas serão consumidas por animais.
     As que caírem em bom solo, nascerão firmes, saudáveis e terão um desenvolvimento espetacular, protegidas sempre pelos grandes arbustos e o solo úmido que as fixara. Estas desfrutarão de uma vida tranquila, terão viçosas folhas e gerarão belos frutos e destes muitas sementes.
     Todavia aquela que cair em pedregulho e solo seco, terá sérios problemas fisiológicos, seu embrião desidratará que por sua vez nascerá uma plantinha raquítica, torta e com minúsculas folhas, aparentando um sinal de fraqueza e feiura. Contudo, se a analisarmos bem, veremos que a cada manhã a vida lhe oferece uma oportunidade para fortalecer-se e vencer o solo rochoso e escaldante que a mantem. Esta, aprende a poupar-se, dispensando sua beleza ao desenvolver uma baixa estatura e pequenas folhas enrugadas, tudo isso para preservar o máximo possível de água e absorver menos calor. Esta planta passará por provações que irão colocar sua vida em risco, mas sempre se renovará e desfrutará de cada momento que a vida lhe oferece. Passado o verão esta terá poucas sementes, mas saberá que aquelas são sementes do seu esforço, verá que tudo o que passara valeu apena e, chegado o inverno, essas sementes descerão nas águas de sua existência encontrarão ou não, bons solos para fixar-se e dar continuidade a seu ciclo.
     Seja você uma semente semeada em boa terra ou não, procure viver o que a vida lhe oferece de melhor e nunca se deixe abater pelos desafios! Faça deles degraus para alcançar seus mais altos sonhos e, por mais difícil que pareça, nunca desista deles! Saiba que por mais árdua que seja a sua jornada, por menor que você pensa ser, há uma grandiosidade e beleza infinita em sua existência! Tal beleza precisa e merece vencer as inconstâncias da vida, ser contínua, protegida e trabalhada ao máximo!


POR :
Carlos César Messias Silva
27\04\2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário